domingo, 26 de junho de 2011

Gili Trawangan...

Opnião pessoal e acredito que no geral seja muito boa... Ilha Trawangan é totalmente diferente de Bali e acredito que Lombok e Sumbawa também sejam, mas depois que conhecer eu falo sobre elas...

Gili (ou ilha) Trawangan é o paraíso do mergulho, assim como Uluwatu é para o surf... e o arquipélago que ela pertence tem mais duas ilhas menores... formando um trio seguido em forma de fila saindo da ilha continental chamada Lombok (não sei se chega a ser continental, mas é uma das maiores e é essa idéia que quis passar)... Você pode vir de carro de Bali, atravessar uma balsa de 4 horas em Padangbai, chegar em Lombok e vir até uma cidade que não lembro o nome e atravessar para as Gilis... ou fazer como fizemos... chegar em Padangbai e pegar um barco mais rápido lotado de turistas dos mais diferentes tipos, jovens europeus e australianos, ou um grupo grande de japoneses... a gente pegou a primeira opção... e você pode dar sorte ou azar de pegar no barco uma gringa, loirinha, linda, toda "serelepe", que conversa com todo mundo e não para quieta... a viagem demora uma hora e meia, mas em quinze minutos, a menina alegre passa a chata e você pode quase chegar ao ponto de jogar ela para fora do barco... pode acontecer!

Bom, quando você chega na Gili Trawangan é aquele assédio típico... um monte de locais vem para pegar suas bagagens, no meu caso, uma sacola e minha prancha, pois deixei todo o resto num quartinho de hotel lá em Padangbai, onde está nosso carro (também estou preocupado)... escolhemos um e fomos, até que tivemos sorte, apesar de meio longe, a pousada é bacana, nada demais, nem piscina, nem chuveiro quente... ahh e a água é misturada com água do mar... no banho e para escovar os dentes, atrapalha um pouco...mas todas as pousadas são assim... eu acho!

O negócio é alugar uma bike, assim como fizemos, já rodamos a ilha toda, inclusive démos a volta nela... é interessante, já que aqui não tem carro e nem moto... as opções são: a pé, de bike, ou pagar pro Ben Hur maluco te levar de carroça... eu, sinceramente, acho ridiculo a carroça hauhauhua... mas, não deixa de ser uma opção! De bike resolve, tudo que era longe fica perto.

O lugar é alucinante... se não é o mais bonito, está entre os dois ou três mais belos que conheço, sem dúvida... e olha que Uluwatu é alucinante também... Roca Bruja na Costa Rica e Isla Lobos em Galápagos estão no páreo... mas... é muito perfeito! A água é transparente e mais ao fundo, é um azul inacreditável... não tem como explicar em palavras... pelo menos, eu não consigo... mergulhar aqui é como voar... você sobe, desce, vai pra lá e pra cá e não vê nada turvo... parece mesmo que você está voando... e os peixes são seres de outro planeta... uma imensidão azul sem fim e sem barulho... Brother, coisa de outro mundo!

O povo daqui é pacífico também, assim como em Bali, mas... aqui não tem policia, logo, na Gili Trawangan tem drogas... pelo menos maconha e os tão famosos cogumelos mágicos... os dois são anunciados livremente nas ruas, tranquilamente... e sinceramente, não sei os preços, mas onde tem drogas é melhor ficar esperto, apesar de não ter passado por nenhum problema... essa é a minha opnião... E tirando isso, que nem chega a atrapalhar a viagem de modo algum, o pessoal é hospitaleiro e ajuda no que for possível... estou até com medo de ficar mal acostumado com a boa vontade das pessoas e voltar pro Brasil achando que todo mundo é assim e lá sim, receber um choque cultural do meu próprio país!

Dança do fogo!

O Brasil tem muita gente boa... óbvio... mas somos acostumados a olhar primeiro o nosso e depois, se der... olhar pelo próximo... Até tem gente que pensa no próximo primeiro... mas aqui em Gili Island e em Bali... são 99,9% das pessoas que pensam primeiro no bem estar dos turistas e depois no deles. Não sei o motivo e não vem ao caso, se é a religião deles, se é o costume antigo ou se eles fazem isso pensando no que você poderá ou não comprar deles... mas a verdade é que... eles são assim, estão felizes assim e pra mim, está ótimo!

O dia é tranquilo aqui na Gili Trawangan, cada um sai com seus barcos e escolas de mergulho... a galera curti uma praia numa boa... anda de bike e caminha em volta da ilha... de bicicleta dá uma hora e meia mais ou menos pedalando sem parar... tranquilo... Final de tarde tem o pôr do sol no bar Sunset e tal... muito bonito... com fogueira e malabares com pirofagia, essas coisas... e no começo da noite, as grelhas começam a esquentar e na maioria dos restaurantes tem uns espetos de carne, legumes e muitos peixes que eles assam na hora pro jantar... bacana e combina com o lugar... porém, ainda não vi peixe fresco, apesar de estarmos numa ilha, logo, ainda não comi e acho que vou embora sem comer... E a noite, bom, a noite o bicho pega... balada nervosa... gringos misturados com os locais... som muito alto e cogumelo na cabeça da maioria, pelo menos é o que parece olhando "de fora"... a gente encarou uma night dessa e é o que deu pra perceber... O que mais parece essa Gili (ilha) pra mim é o filme "A Praia" do Leonardo Viadinho DiCaprio... a galera desencanada com tudo, aproveitando demais as belezas naturais e o clima quente... regado de Bintang (cerveja da Indonesia), cogumelos mágicos e música. Apesar da gente estar em outra pegada, a night é interessante e é um dos lugares para se conhecer antes de morrer... fácil!

Ainda temos mais um ou dois dias aqui nessa Gili e voltamos para Padangbai em Bali... de lá pegamos "nosso" carro e a balsa para Lombok... atravessamos Lombok e vamos direto para Sumbawa... desemcapar as pranchas de novo e colocá-las para funcionar novamente... Já que aqui nas Gilis eu não vi onda surfável... Alguém pode perguntar: "Mas e Desert Point em Lombok? Não vão conhecer?"... Então, a notícia que tivémos aqui é que no intervalo das competições mundiais de surf, todos os profissionais foram para Desert Point... e tá um crowd nervoso lá... de profissionais... disseram que tem até helicóptero fotografando os caras... Não tem como perdemos alguns dias lá... e encarar um crowd desse... É ir, conhecer e não pegar nenhuma onda rs... Quem sabe na volta? Vamos planejando...

Acho que é isso, apesar das "coisas desconfortáveis" da Ilha (Gili) Trawangan, ela é alucinante e vale muito a pena conhecer... se você estiver buscando um lugar para mergulhar... eu recomendo vir pra cá!


Cassius Vallim

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...